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Coronavírus: Marketing e relacionamento com o cliente durante tempos de crise

Covid19 - UX Contábil
Covid19 - UX Contábil

Tempos de crise nunca são fáceis, mas sempre trazem uma oportunidade a mais para nos dedicarmos à comunicação com aqueles que sempre nos apoiaram. Sim, falo do relacionamento com o cliente.

Com a rotina, fica difícil parar e prestar atenção no que os clientes estão pensando, naqueles detalhes que eles não falam abertamente. Talvez, você nem esteja tão próximo de vários dos seus clientes hoje… E agora, com toda essa apreensão, é hora de se reaproximar.

Contadores são vistos, muitas vezes, como uma obrigação. Quando foi a última vez que seu cliente te parabenizou pelo seu trabalho e agradeceu por tudo que você tem feito?

Pois, bem… Isso raramente acontece, e a culpa nem mesmo é sua. Toda a carga tributária e burocracia excessiva acabam por gerar uma enorme fadiga nos empresários, que olham para o contador e veem apenas o lado da obrigação, nunca que o profissional contábil é um verdadeiro parceiro do negócio.

Estreitando relacionamentos durante essa crise do Coronavírus

Além da preocupação com a saúde, estão sendo divulgadas inúmeras Medidas Provisórias pelo Governo Federal, além dos decretos Estaduais e Municipais. É bastante difícil, para quem não está por dentro do assunto, acompanhar todos os detalhes e preparar sua empresa para as mudanças que estão chegando.

Por isso, o trabalho do contador agora ganha uma carga extra: a de informar, ser parceiro e estar sempre presente para ser consultado. É o momento de se posicionar como um contador consultivo. Seus clientes apresentarão dúvidas, sugestões, possivelmente até críticas em relação à contabilidade. Será necessário filtrar tudo isso e atuar de maneira firme e compreensiva. Afinal, é um momento complicado para todos nós.

Atualize-se. Encaminhe boletins informativos, envie links de notícias importantes no WhatsApp, crie um grupo para atender seus clientes e enviar essas informações relevantes. Afinal, os negócios deles dependem de você, e o seu negócio depende deles.

É hora de pensar em como você se posiciona

Como a sua contabilidade está se posicionando em relação à crise? Como você está divulgando a sua imagem?

Não é incomum que os clientes queiram reduzir gastos e realizem cortes aqui e ali, mas e se os seus serviços estiverem no próximo corte?

Evitar isso é fundamental, e para tal, será preciso se mostrar ainda mais eficiente. Portanto, mantenha-se ao lado dos clientes e seja a fonte de informação deles. Envie as novidades de forma clara e objetiva, economize nos termos técnicos e seja direto no que tange ao impacto que os negócios deles sofrerão. Esse é o caminho a ser seguido.

Pequenos cards com essas informações e links dinâmicos podem ser enviados pelo WhatsApp. Resumos de boletins informativos podem ser enviados por e-mail. Seu blog pode conter as notícias mais relevantes sobre os assuntos que estão em alta.

Ao trabalhar esse lado do seu relacionamento com o cliente, você estreita os laços e possibilita que seu site e seus canais de comunicação se tornem centros de informação relevantes para empreendedores. Isso significa atrair mais tráfego qualificado para o site ou blog, possibilitando uma futura maior captação de clientes.

Quanto aos atuais, isso os deixará felizes. Eles saberão que podem contar com você e que não precisam buscar por notícias novas todos os dias nas infindáveis páginas do Google. Eles têm seu site, e lá, encontrarão o que precisam.

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